O Flamengo leva grande vantagem nos duelos recentes entre os clubes, mas o Grêmio ainda tem mais vitórias nos confrontos diretos.
Nos últimos 13 jogos entre eles, tivemos nove vitórias do Rubro-Negro e apenas uma vitória do Tricolor Gaúcho, além de três empates. Entretanto, jogando em Porto Alegre, os gremistas não vencem os flamenguistas desde agosto de 2018, são cinco jogos no período, com três vitórias dos cariocas e dois empates.
Confrontos gerais entre Grêmio e Flamengo
O Grêmio ainda segue com uma ligeira vantagem na soma geral dos confrontos com 35 vitórias contra 34 do Flamengo, em 103 jogos. O Rubro-Negro marcou mais gols: 127 contra 124.
Esse é o nono mata-mata de Copa do Brasil entre os rivais e temos equilíbrio: 4 a 4. O Grêmio venceu os quatro primeiros (1989, 1993, 1995 e 1997) e o Flamengo os quatro últimos (1999, 2004, 2018 e 2021).
As duas equipes fizeram a final da competição em 1997. No jogo de ida, empate por 0 a 0 em Porto Alegre, no antigo Estádio Olímpico. Na volta, então, um empate por 2 a 2 que deu a taça ao Grêmio pelo critério de gol marcado fora de casa, algo que não existe mais no torneio.
Confrontos recentes entre Grêmio e Flamengo
Além de dominar os confrontos recentes, o Flamengo aplicou goleadas e vitórias elásticas no Tricolor nos últimos cinco anos. Além do célebre 5 a 0 pela Copa Libertadores de 2019, com Jorge Jesus no comando do Rubro-Negro e Renato no Grêmio, tivemos um 4 a 0 em agosto de 2021, curiosamente com Renato Portaluppi no Flamengo e Felipão no time gaúcho.
Renato Gaúcho: coração dividido?
Falando em Renato, ele tem uma grande história como jogador nos dois times e as polêmicas envolvendo seu time de coração sempre ficaram divididas, ainda que nos últimos anos o Grêmio tenha se solidificado como a casa de Portaluppi. Campeão da Libertadores e Mundial pelo Grêmio como jogador, ele teve quatro passagens como jogador pelo Flamengo, passando cerca de seis temporadas em ambos. Foi peça fundamental na conquista da Copa União de 1987 no time carioca, além de vencer a Copa do Brasil de 1990, a primeira do Rubro-Negro.
O carrasco do Grêmio!
Gabigol tem fama de carrasco do Grêmio. Afinal, desde 2019, quando chegou ao Flamengo, fez nove jogos contra o Tricolor e marcou cinco gols. O que deixa a torcida gremista um pouco mais tranquila, é que ele não conseguiu marcar nos últimos quatro confrontos.
Goleada histórica
O Grêmio também tem uma goleada histórica sobre o Mengão. Trata-se de uma partida que aconteceu justamente pela Copa do Brasil, nas semifinais de 1989, a primeira edição. Na ocasião, aliás, o Tricolor aplicou 6 a 1 sobre o Mengão e carimbou seu lugar na decisão, onde venceria o Sport. Os gols daquele jogo histórico no Olímpico foram marcados por Cuca (2x), Paulo Egídio (2x), Almir e Roberto Assis. O Mengão descontou com Renato Carioca. Na ida eles tinham empatado por 2 a 2.