Na quinta-feira, 7 de setembro de 2023, às 16h20 de Brasília, Ferroviária e Corinthians se enfrentam pela partida de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol no Estádio da Fonte Luminosa, na cidade de Araraquara, interior de São Paulo. O jogo terá transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV.
Camisas pesadas no futebol feminino
Ferroviária e Corinthians representam boa parte das principais conquistas no futebol feminino brasileiro dos últimos anos. Apesar de ser um clube que disputa as divisões menores no futebol masculino, a Ferroviária tem um peso gigante no futebol feminino. O time de Araraquara tem dois títulos brasileiros (2014 e 2019) e duas Copas Libertadores (2015 e 2020), além de três títulos paulistas (2004, 2005 e 2013).
O Corinthians é o principal time da América do Sul nos últimos cinco anos. Sob o comando de Arthur Elias, levantou quatro títulos brasileiros, três Libertadores da América (uma delas em 2017 em parceria com o Audax) e três Campeonatos Paulistas.
Essa forte sequência de conquistas fez com que Arthur Elias fosse escolhido como novo técnico da Seleção Brasileira. Ele se despede das Brabas Alvinegras nos dois jogos da decisão do Campeonato Brasileiro.
Guerreiras Grenás tem retrospecto ruim contra as Brabas Alvinegras
Mandante do duelo de ida, a Ferroviária vai em busca de uma vantagem para tentar o tricampeonato nacional, porém joga contra a equipe o retrospecto em jogo frente ao Corinthians.
Em 29 jogos entre os times, tivemos 23 vitórias do Corinthians e apenas uma vitória da Ferroviária, em 2022 quando Arthur Elias escalou um time alvinegro cheio de juniores pelo Paulistão, devido aos compromissos pelo Brasileiro.
Na atual temporada, o Corinthians venceu a Ferroviária em duas vezes, ambas em Araraquara: 4 a 1 pelo Brasileiro e 2 a 1 pelo Paulista.
Apesar disso, dois dos cinco empates conquistados pelas Guerreiras Grenás foram especiais. Em 2019, elas ficaram iguais nos dois jogos da final do Brasileirão e a Ferroviária conquistou o título na decisão por pênaltis, contando com a competência da goleira Luciana.
Outras decisões importantes entre elas foram as finais do Paulista em 2020 e da Libertadores em 2019, ambas com títulos das Brabas Alvinegras.
Ferroviária
A equipe treinada por Jéssica Lima terminou a fase de classificação do Campeonato Brasileiro na terceira colocação, com onze vitórias, um empate e três derrotas. O ataque marcou 38 gols e a defesa sofreu dezesseis.
No mata-mata, eliminou o Internacional de Porto Alegre nas quartas de final com duas vitórias, mas nas semifinais as Guerreiras Grenás sofreram bastante. Venceram a ida contra o São Paulo, fora de casa, por 3 a 1, mas perderam a volta por 2 a 0 e precisaram dos pênaltis para avançar. A goleira Luciana defendeu duas cobranças e foi a heroína grená.
Aos 36 anos, ela ficou fora da última Copa do Mundo, mas foi chamada na primeira convocação de Arthur Elias. Outra convocada do time de Araraquara foi a jovem Eudimilla, de 22 anos, que chegou ao clube em 2022, vindo do Grêmio.
Além do Brasileirão, a Ferroviária disputa também o Campeonato Paulista. Na próxima semana, tem um duelo direto com o Palmeiras pela classificação. Na quinta colocação, a equipe de Araraquara precisa vencer as Palestrinas para se classificarem para as semifinais. Em caso de derrota ou empate vão disputar a Copa Paulista, uma espécie de torneio de consolação.
Provável escalação da Ferroviária
Luciana; Daiane Rodrigues, Luana Sartório, Day Silva e Barrinha; Raquel Domingues, Suzane Pires e Patrícia Sochor; Aline Gomes, Laryh e Eudimilla.
Corinthians
As Brabas Alvinegras querem mais uma taça na temporada. A equipe começou o ano com o bicampeonato da Supercopa do Brasil ao golear o Flamengo e agora tem a busca por três taças nesses meses restantes, começando pelo Brasileirão. Confirmadas na Libertadores e classificadas para as semifinais do Paulista, a equipe do Parque São Jorge vai ter um fim de ciclo nesses próximos dias, com a saída de Arthur Elias.
Em seu último ato, o técnico quer o tetra consecutivo do Brasileirão, e o penta no comando do Corinthians. No mata-mata, as Brabas eliminaram o Cruzeiro nas quartas e o Santos nas semifinais, com quatro vitórias em quatro jogos. A equipe teve a melhor campanha da primeira fase e por isso decide na Neo Química Arena no domingo.
Provável escalação do Corinthians
Lelê; Katiuscia, Tarciane, Yasmin e Tamires; Duda Sampaio, Luana Bertolucci e Gabi Zanotti; Carol Nogueira, Jaqueline e Jheniffer.
Corinthians ou Ferroviária, qual o seu palpite? Cadastre-se na InplayBet e faça sua aposta!