Agora é mata-mata! Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023

Sem Brasil e Alemanha, a competição segue na Oceania com surpresas e uma nova favorita.

A fase de grupos da Copa do Mundo do Feminina chegou ao final na quinta-feira, 3 de agosto. As zebras passearam pelos gramados da Nova Zelândia e da Austrália com as eliminações precoces de Brasil, Alemanha e Canadá, três seleções do Top 10. Chama atenção a ida de três seleções africanas ao mata-mata, além da presença da Colômbia, que enfrenta a Jamaica e é a única representante da América do Sul.

Com atuações oscilantes e quase eliminada por Portugal, que teve a chance nos acréscimos mas a bola chutada por Ana Capeta explodiu na trave, os Estados Unidos caíram um pouco no ranking de favoritismo. Agora a Inglaterra é a seleção mais cotada para levantar a taça, enquanto a Espanha está ao lado das Yankees. Completa o G8 de favoritismo França, Japão, Holanda, Austrália e Suécia.

Esses são os confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina:

5 de Agosto

Suiça x Espanha

As suíças terminaram o Grupo A na liderança com cinco pontos e repete a campanha de 2015, ano de sua primeira participação. O confronto no mata-mata é contra a forte Espanha, que acabou na segunda colocação do Grupo C após uma surpreendente e humilhante goleada sofrida para o Japão. A Roja avançou para as oitavas pela primeira vez em sua terceira participação.

Holanda x África do Sul

As holandesas mostraram força e aplicaram a maior goleada da competição, 7 a 0 sobre o Vietnã, ficando à frente dos Estados Unidos no Grupo E. Atuais vice-campeãs, são favoritas contra a ousada África do Sul, seleção que chega em seu primeiro mata-mata em sua segunda participação.

As Banyana Banyana bateram a Itália na rodada final, 3 a 2, e ficaram atrás apenas da Suécia.

Japão x Noruega

As japonesas estão de olho no bicampeonato e com a goleada por 4 a 0 sobre a Espanha, deram sinais que podem ser uma das postulantes à taça.

A Noruega está longe de ser aquela potência de antes, inclusive campeã em 1995, mas chega ao mata-mata após uma goleada sobre a Filipinas, ficando a frente da Nova Zelândia pelo saldo de gols.

6 de Agosto

Suécia x Estados Unidos

O grande confronto das oitavas de final. Ainda que nunca tenha vencido o torneio, a Suécia é uma das seleções mais consistentes do torneio, com quatro semifinais disputadas.

Segundo colocado de sua chave, os Estados Unidos tiveram atuações bem abaixo do esperado e fizeram sua pior campanha na fase de grupos.

7 de Agosto

Inglaterra x Nigéria

As inglesas venceram os dois primeiros jogos por 1 a 0, mas na última rodada atropelou a China com uma goleada por 6 a 1. Atual campeã da Euro, a Inglaterra é a favorita ao título segundo o mercado.

Pela segunda vez a Nigéria chega ao mata-mata. As Super Águias estão invictas ao passar em uma chave com a Austrália e o eliminado Canadá.

Austrália x Dinamarca

Anfitriã do torneio, a Austrália demonstrou força na goleada por 4 a 0 sobre o Canadá, resultado que garantiu sua classificação. Apesar da derrota para a Nigéria, as Matildas fecharam o Grupo B na liderança.

A Dinamarca ficou em segundo lugar no grupo da Inglaterra, com duas vitórias e uma derrota para as Lionesses por 1 a 0.

8 de Agosto

Colômbia x Jamaica

A Colômbia é a América do Sul na Copa do Mundo. Com uma vitória histórica sobre a Alemanha, as Cafeteras chegam pela segunda vez ao mata-mata e agora podem ser a primeira seleção sul-americana a vencer um jogo de oitavas de final, já que até 2011, a competição tinha 16 participantes e iniciava a fase eliminatória nas quartas de final.

Em seu segundo mundial, a Jamaica surpreendeu e eliminou o Brasil com um empate por 0 a 0. As Reggae Girlz também ficaram no mesmo placar com a França. Sua única vitória foi contra o Panamá por 1 a 0.

França x Marrocos

A França cresceu na competição após uma estreia sem brilho, empate por 0 a 0 com a Jamaica, venceu o Brasil e Panamá e passou em primeiro lugar. Pela frente, tem Marrocos, que bateu a Colômbia na rodada final e avançou eliminando a Alemanha, que curiosamente tinha goleado a seleção africana por 6 a 0 na primeira rodada.

Artigos recentes