A Eurocopa representa um período importante no ciclo das seleções da UEFA, que se mantém em alta competitividade após a criação da Nations League. Com edição marcada para 2024 na Alemanha, a Euro tem seu qualificatório chegando na metade da fase de grupos. Após isso, as definições acontecem em outubro e novembro, com uma repescagem em março de 2024 para as vagas restantes.
Quem vai para a Euro?
A Alemanha está classificada de forma antecipada como país-sede, mas outras 53 seleções estão na briga por 23 vagas. Os países foram divididos em 10 grupos, sendo sete com 5 seleções e três com sete seleções. Após jogos de ida e volta, os campeões e vice de cada chave estão classificados para a fase final.
As três vagas restantes serão definidas por 12 seleções através de um playoff em março de 2024. Essa definição vem através do desempenho das equipes na última Liga das Nações. Teremos três chaves com quatro seleções, onde elas se enfrentam em jogo único em uma semifinal e depois em uma final para determinar as últimas três classificadas para a Euro 2024.
Como está sendo o qualificatória da UEFA para 2024?
Até o momento, as grandes surpresas entre as classificadas para a Euro são a Armênia, a Albânia e o Cazaquistão, mas ainda temos seis rodadas pela frente. Atual campeã, a Itália está fora da zona de classificação, assim como a Espanha, semifinalista da última edição, e a Holanda.
A situação das chaves e os jogos dessa data FIFA:
A Espanha perdeu para a Escócia, que lidera o grupo com 12 pontos em quatro jogos. A Roja tem apenas duas partidas, já que estava envolvida com a fase final da Nations League na última data Fifa. Na quarta colocação com dois pontos, não pode tropeçar contra Geórgia (fora) e Chipre (casa) para tentar alcançar a Noruega, vice-líder com sete pontos. Na terceira colocação temos a Geórgia, com quatro pontos.
A França lidera com 100% de aproveitamento, quatro vitórias em quatro jogos. São nove gols marcados e nenhum sofrido. A briga é pela segunda colocação, que tem a Grécia com seis pontos, seguida pela Irlanda e Holanda, ambas com três pontos. Os holandeses têm uma derrota para a França, na estreia, e tem tudo para se recuperar e ficar com a segunda vaga, já que teve apenas duas partidas.
Com quatro vitórias em quatro jogos, a Inglaterra está com a vaga encaminhada. O segundo lugar fica com a Ucrânia, com seis pontos em três jogos. A Itália, atual campeã da Euro, está em terceiro lugar com três pontos em dois jogos. A equipe está à frente da Macedônia do Norte, que tem a mesma pontuação, porém disputou três jogos.
A República Tcheca lidera a chave com sete pontos, mas quem chama atenção é a Albânia de Sylvinho, vice-líder com seis pontos e a frente da forte Polônia, que tem três e está em quarto lugar. Os albaneses têm confrontos pesados com os tchecos, fora, e depois com os poloneses, em casa. Se conseguir manter seu lugar no G2 dá um grande passo rumo à Euro.
A Turquia lidera a chave com nove pontos em quatro jogos e a surpreendente Armênia está em segundo lugar com seis pontos em três jogos. A Croácia é a terceira colocada com quatro pontos em dois jogos e tem a obrigação de vitória contra os armênios, fora de casa. Antes tem compromisso com a Letônia.
Os austríacos lideram a chave com dez pontos, seguidos pela Bélgica, segunda colocada com sete pontos em três jogos. Os belgas entram em campo contra o Azerbaijão, fora, e a Estônia, em casa.
Hungria e Sérvia dividem a liderança com sete pontos. Com quatro pontos, Montenegro é a terceira seleção na briga. Para essa data Fifa, sérvios e húngaros se enfrentam no dia 7 de setembro em Belgrado.
Esse é um grupo onde a briga é intensa, com quatro seleções próximas na luta pelas duas primeiras colocações. E temos confrontos diretos, começando por Cazaquistão e Finlândia, no dia 7/09, e depois Finlândia x Dinamarca.
A Suíça lidera com dez pontos e pode aproveitar a sequência desta data Fifa para buscar a vaga. Enfrenta Kosovo, fora, e Andorra, em casa, as duas piores seleções da chave. Lutando pela segunda colocação, Romênia e Israel jogam no dia 9 de setembro em Bucareste.
Com quatro vitórias em quatro jogos, Portugal lidera a chave com doze pontos e tem uma boa distância para a surpreendente seleção de Luxemburgo, que tem cinco pontos acima do rival. Essas seleções se enfrentam no Algarve no dia 11 de setembro.