Atual campeã do Mundo, a Argentina inicia sua trajetória nas Eliminatórias Sul-Americanas contra o Equador nesta quinta-feira, 7 de setembro de 2023, às 21h de Brasília, com transmissão ao vivo pelo SporTV na TV Fechada. O palco será o Estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate, em Buenos Aires.
Desafio?
O formato das Eliminatórias continuou o mesmo, todos contra todos em 18 rodadas, mas agora a situação parece ainda mais tranquila para seleções como Brasil e Argentina se classificarem para a Copa do Mundo. O aumento para 48 seleções em 2026, abriu seis vagas diretas para a América do Sul e ainda dá ao sétimo colocado a possibilidade de classificação por uma repescagem, portanto essa maratona de partidas nos próximos três anos deve servir mais para testes dos treinadores do que realmente para um desafio para seleções do primeiro e até do segundo escalação.
Como chega a Argentina de Lionel Scaloni
Desde que superou a França nos pênaltis em dezembro de 2022 e ficou com o tricampeonato mundial, a Argentina jogou quatro vezes e venceu todas. Fez 2 a 0 no Panamá e 7 a 0 em Curaçao em março, em jogos disputados na Argentina que tiveram um cenário de festa. Depois jogaram em junho contra Austrália e Indonésia, vencendo os dois jogos por 2 a 0.
Fenômeno instantâneo na MLS, Lionel Messi foi convocado e pode quebrar um recorde nesta quinta-feira. Com 28 gols na história das Eliminatórias Sul-Americanas, ele pode superar o amigo Luis Suárez, do Uruguai, que tem 29 gols e é o maior artilheiro da competição. Luisito não foi convocado para essa data Fifa.
A lista de Scaloni contou com diversos campeões mundiais, mas abriu espaço para jovens valores, caso do atacante Alejandro Garnacho, do Manchester United. Aos 19 anos, ele foi presença constante nos Red Devils na última temporada, marcando cinco gols e dando quatro assistências em 34 jogos.
Dois jovens que estão no Athletico Paranaense também fazem parte da lista. O meia Bruno Zapelli e o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, ambos de 21 anos.
Provável escalação da Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Nicolás Otamendi, Cristian Romero, Nicolás Tagliafico; Rodrigo de Paulo, Enzo Fernández, Alexis Mac Allister; Ángel Di María, Lionel Messi e Julián Álvarez.
Equador
Presente na última Copa do Mundo, o Equador é uma das seleções beneficiadas com o aumento de vagas para os mundiais. Sempre constante, tem tudo para ficar entre as seis melhores da competição.
Os equatorianos disputaram quatro jogos em 2023, com uma derrota por 3 a 1 para a Austrália, e três vitórias, contra Austrália, Bolívia e Costa Rica.
La Tri apostou na chegada do técnico espanhol Félix Sánchez e a intenção é conseguir renovar o elenco sem perder a qualidade. Em grande fase no Internacional, o atacante Enner Valencia foi convocado e será o capitão.
Entre os jovens valores, olho em Moisés Caicedo, atleta de 21 anos que foi comprado pelo Chelsea por 116 milhões de euros.
Provável escalação do Equador: Hernán Galindez; Félix Torres, Robert Arboleda, William Pacho; Ángelo Preciado, Moisés Caicedo, Carlos Gruezo, Alan Franco, Pervis Estupiñan; Gonzalo Plata e Enner Valencia.
Palpite da InplayBet para Argentina x Equador
Desde 2011, as seleções se enfrentaram em onze jogos, com seis vitórias da Argentina e uma vitória do Equador, além de quatro empates.
Com Messi em campo, a Argentina tem um grande favoritismo neste duelo e tem tudo para superar os equatorianos diante de uma fanática torcida que vai lotar o Estádio do River Plate, o maior da América do Sul. A melhor aposta para o jogo é a vitória da Argentina.
Quem leva a melhor, Argentina ou Equador? Cadastre-se na InplayBet e faça suas apostas!