Matemático da UFMG explica as probabilidades das últimas rodadas do Brasileirão  

Será que o Bragantino ainda consegue ultrapassar os pontos do Botafogo? E na zona de rebaixamento, será que o Coritiba ainda consegue se salvar ou não existem mais chances e está confirmado a ida para a série B do Brasileirão?  
 
Falamos com um especialista em estatística para responder essas e todas as perguntas que ainda rondam a cabeça dos torcedores faltando 11 rodadas para o final do Campeonato Brasileiro. Gilcione Nonato Costa é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos responsáveis pelo projeto Probabilidades no Futebol, que une a matemática com o futebol.  

InplayBet: Professor, vamos direto ao assunto, o tricampeonato realmente chega para o Glorioso este ano?

Gilcione: As chances de o Botafogo ser campeão são excelentes, somando 87% de probabilidade.  Do ponto de vista matemático, o time poderá ser declarado campeão na 31ª rodada. Porém, a tranquilidade mesmo chega na 34ª rodada, que é quando o título tem mais chance de ser comemorado. Assim, diríamos que o torcedor botafoguense estaria praticamente a 5 vitórias e um empate de colocar as mãos na taça.  

InplayBet: Mas e os outros times, devem mesmo jogar a toalha? A esperança é a última que morre?

Gilcione: As outras equipes têm chances reduzidas, mas como tudo no mundo do futebol, ainda podem chegar lá. Para isso, precisam vencer todos os jogos, terminar o campeonato com excelentes resultados, e torcer pelo tropeço do Botafogo. Pelos números, as demais equipes ainda têm chances de levarem o campeonato, sim, mas só se fizerem mais de 25 pontos, ou seja, se conseguirem um rendimento superior a 67%, que é um rendimento muito difícil de ser alcançado nessa reta final, né? 

InplayBet: O Bragantino, atual segundo colocado, pode surpreender e alcançar os pontos do Botafogo no Brasileirão? 

Gilcione: O Bragantino tem no momento 5,3% de chances de ser campeão, com 46 pontos, 9 a menos que o Botafogo, precisaria terminar com pelo menos 75 pontos, e assim teria chances. Além disso, precisaria contar com um desempenho ruim do Botafogo, que, nesse cenário, precisaria manter apenas 20 pontos nos últimos 11 jogos. No entanto, o Massa Bruta teria que fazer 29 pontos em 36 possíveis, o que é pouco provável conseguir, mais ainda possível.   

Para Grêmio, Palmeiras e Flamengo, que estão na terceira, quarta e quinta colocação respectivamente, as chances são ainda menores, precisando terminar o campeonato com um desempenho excelente e contar com uma atuação inferior dos adversários. O importante é, pelo menos, conseguirem se manter no topo da tabela para a classificação na Libertadores. 

InplayBet: E na zona de rebaixamento? Quem cai para o Brasileirão série B? 

Gilcione: Nesse momento temos duas equipes com mais de 90% de probabilidade de caírem para a série B do Brasileirão: o América com 98,2%, ou seja, em uma situação quase irreversível e o Coritiba, que também está em uma situação dificílima, com 91% de probabilidade de cair.  
Mas não podemos dizer que estas equipes estão rebaixadas, existem pouquíssimas chances de se salvarem, mas tudo pode acontecer.   

Outras equipes como Vasco da Gama, Goiás, Santos, Cruzeiro e Bahia também podem ocupar as duas vagas restantes da Série B. Isso contando que o América e o Coritiba dificilmente conseguirão se livrar do rebaixamento. Para que isso não aconteça, esses times precisam jogar muito bem nas próximas rodadas. 

InplayBet: Agora, falando do projeto Probabilidades no Futebol, como começou e por que decidiram falar sobre o tema? 

Gilcione: A origem do projeto remota do ano de 2004, ano em que o Atlético-MG atravessava um momento complicado em sua história, e lutava contra o rebaixamento. E no final daquele ano, eu tive a ideia de fazer um projeto que calculava as probabilidades de uma equipe ser campeã, ser classificada para alguma competição nacional ou internacional ou de ser rebaixada, bem como a pontuação necessária para ser campeã ou de não de ser rebaixada. Então, alguns professores do Departamento de Matemática da UFMG iniciaram o projeto Probabilidades no Futebol Brasileiro.  

InplayBet: E qual o objetivo do Probabilidades no Futebol?   

Gilcione: Trata-se de um projeto de divulgação matemática que associa talvez a maior paixão nacional que é o futebol com uma disciplina que em geral, as pessoas não gostam tanto, que é a matemática. O projeto tem como alvo estudantes, matemáticos, professores, jornalistas esportivos, amantes de futebol que podem fazer uma análise mais técnica das possibilidades dos resultados de uma partida, das probabilidades de um time ser campeão, pontuações para classificação ou rebaixamento. E temos uma página que divulga esses estudos: www.mat.ufmg.br/futebol 

Baseando-se nos números e nas probabilidades ou na emoção e confiando no seu time de fé, faça sua aposta na InplayBet 

Dê seu palpite nas próximas rodadas do Brasileirão, aposte aqui!

Ainda não tem uma conta na InplayBet? Cadastre-se aqui!

Artigos recentes